Rinoplastia, uma das principais tendências de 2019 no mercado da beleza
Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos teve um aumento significativo, tanto entre o público feminino quanto no masculino. Com os avanços tecnológicos, esses tratamentos estão cada vez mais eficazes, menos dolorosos e rápidos.
Em 2019, a procura continua, no entanto, a pedida da vez são os resultados harmônicos que priorizam a melhora da estética sem deixar a naturalidade de lado. É o caso da Rinoplastia, um tratamento personalizado que proporciona simetria e melhora da imagem pessoal, explica o Cirurgião Plástico Rodrigo Antoniassi, membro da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica. “Feito na estrutura nasal, tende a melhorar a respiração do indivíduo, corrigir deformidades e disfunções, além de melhorar a harmonização da face.”
Tamanho, largura ou formato são algumas das características do nariz que podem causar incômodos no paciente e comprometer a estética facial. A rinoplastia é a cirurgia plástica que poderá melhorar a proporção do nariz e a simetria do rosto, interferindo diretamente na autoestima do indivíduo.
Este procedimento está entre os mais requisitados, pois além da função estética, pode corrigir problemas relacionados às alterações anatômicas funcionais (referentes à função respiratória).
A rinoplastia estruturada é o método mais moderno entre as técnicas de plástica nasal, pois além das correções estruturais, são utilizados pontos de fixação e enxertos de cartilagem que, na maioria das vezes, são do próprio septo nasal do paciente, para fortalecer a estrutura do nariz, promovendo um resultado mais duradouros e conciso”, complementa Antoniassi.
O cirurgião também ressalta que uma outra técnica para melhorar a estética do nariz tem se destacado. Trata-se da rinomodelação, um procedimento minimamente invasivo, feito no próprio consultório, por meio da aplicação de preenchedores, como o ácido hialurônico. “Alguns casos bem selecionados, em que não há muitas deformidades nasais, podem ser corrigidos com os preenchedores, oferecendo excelentes resultados”, explica.
A escolha do melhor procedimento depende de cada caso e deve ser feita após minuciosa avaliação do cirurgião plástico. “Não há contraindicações para realizar a rinoplastia ou rinomodelação. Qualquer pessoa que já tenha completado o desenvolvimento facial - que ocorre entre os 15 e 17 anos - e esteja com a saúde em dia está apto a realizar os procedimentos”, completa Antoniassi.