Desde a Antiguidade foram descritos vários métodos de tratamentos de varizes, sendo encontrados relatos de varizes dos membros inferiores no papiro de Ebers, do reinado de Amenophis I (1550 a.C.). Na Grécia Antiga, réplicas de membros com varizes eram oferecidas aos deuses nos templos com o intuito de se conseguir alívio dos sintomas. Existem relatos de que Hipócrates (460-377 a.C.) cauterizava varizes com ferro em brasa. Ele foi o primeiro a notar a associação entre as veias varicosas e as úlceras na perna.
Os tratamentos clássicos como o cirúrgico melhoraram muito com a adoção de novas tecnologias.
O diagnóstico com maior definição e precisão da doença, através do Dúplex scan de veias mais profundas e a realidade aumentada de vasos superficiais, mostram detalhes fundamentais para planejamento detalhado do tratamento e assim minimizando complicações e desconfortos com menor tempo para recuperação e diminuição importante das recidivas da patologia.
O uso do Laser transdérmico em varizes possibilitou o tratamento de grande quantidade de pacientes no consultório, sem necessidade de anestesia ou internação hospitalar e sem afastamento de suas atividades habituais, visto que não há necessidade de repouso.
Quando há necessidade de tratamentos mais complexos com comprometimento de veias safenas também podemos optar pelo uso do Laser endovenoso, aplicado durante o procedimento cirúrgico através de uma simples punção guiada por ultrassom e introdução de uma fibra óptica que realizará o disparo do feixe de Laser. Assim garantimos eficácia, precisão e segurança no procedimento com menor tempo de recuperação e retorno mais rápido ao cotidiano.
Atualmente a maioria dos casos de varizes podem ser tratados de maneira ambulatorial (no consultório) sem necessidade de internação hospitalar.
O uso do Laser transdérmico isolado ou em associação com técnicas de escleroterapia promove um excelente resultado funcional e estético quando utilizado de maneira criteriosa e realizado por profissional qualificado e experiente.
Uma adequada avaliação clínica com um cirurgião vascular qualificado é o mais importante para garantir o sucesso no tratamento das varizes dos membros inferiores e os tratamentos realizados são cada vez mais individualizados e personalizados, onde vários fatores relacionados ao paciente e suas atividades serão analisados na escolha do método mais eficaz e seguro.